Prefeitura de Guamaré realiza ações na semana do Meio Ambiente

IMG_1960

????????????????????????????????????

A Prefeitura de Guamaré, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMURB realizaram durante o período de 05 á 07 de junho de 2019, a Semana do Meio, com diversas atividades. O evento contou com a parceria das escolas da rede pública e privada do município, e também a participação de integrantes do Projeto Cetáceo da Costa Branca que: Pesquisa, Monitora, Resgata e Reabilita animais marinhos.

DSC_0191

Estiveram presentes também integrantes do Projeto Serpentes do Bem pertence ao Núcleo Regional de Ofiologia da UFC (NUROF-UFC) que tem como objetivo pesquisar a biologia de anfíbios e répteis, principalmente, das serpentes. Participou os músicos da ASPAM, além do  Projeto de Extensão da UFRN – Uma Extensão Universitária que materializam-se por meio das atividades … Programas; Projetos; Cursos; Eventos; Produtos; Prestação de Serviços, que trata sobre temas diversos no caso de Guamaré, foi mostrado através de Maquetes a Cooperativa para a reciclagem do lixo, Os tipos de lixo; Aterro e Lixão; Lixo Nuclear e Biodigestor para as fontes de energia. Também O Cordelista Francisco, Os Músicos da ASPAM e Artesãs local.

DSC_0277

O tema deste ano  “ATITUDE E RESPONSABILIDADE AMBIENTAL” cujo objetivo é construir uma conscientização pela causa coletiva, para que a sociedade em geral conheça e distinga a diversidade da fauna e flora do município, tanto do bioma da caatinga, quanto o ecossistema de manguezais, partindo do principio que para preservar é preciso conhecer. Desde 2006, a SEMURB realiza a semana de meio ambiente (Dia mundial do meio ambiente 05/jun.). Acreditando na importância de comemorar essa data a fim de inteirar a comunidade da importância de cuidar e preservar o meio ambiente.

DSC_0047

E têm como objetivo: comemorar o dia mundial do meio ambiente conscientizando e sensibilizando a população da importância do agir local para um resultado mundial. Estreitando as informações a respeito da responsabilidade do cidadão com o próprio meio e interagindo assim de forma harmônica instituições públicas e privadas com os habitantes locais.

DSC_0048

A Secretaria de Meio Ambiente, desenvolveu uma vasta programação por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente e Urbanismo, comemorado no dia 05 de junho. Na manhã do dia 05 (quarta), ocorreram duas ações simultâneas ás 9hs, a Blitz Ambiental, em frente a Guarda e também em frente à Escola Francisca Freire, a equipe da SEMURB foi dividida em duas para esta ação, colaboraram também alunos do curso de Ciências Biológicas do Polo UAB de Guamaré.

DSC07619

DSC_0121

DSC_0114

Na tarde do dia 05, ás 14hs, houve o Plantio de Mudas de Mangue em frente à curva de Paulo Bento, com intuito de restaurar a área de manguezal, próximo ao viveiro.

DSC_0175

DSC07634

No dia 06, ás 9hs a equipe da SEMURB se deslocou para o Distrito de Baixa do Meio, para o Plantio de Mudas de Espécies Nativa no Assentamento de Santa Paz, com intuito de arborizar áreas próximas à escola Bibiano Xavier.

DSC07687

DSC07688

DSC07697Participaram professores, Alunos e Funcionários da referida escola. Na noite do Dia 6 (quinta), O setor de Educação Ambiental, com demais funcionários, realizaram o Cinema na Quadra da Escola Maria Madalena, com o Filme wall-e Que conta a história de um robô deixado na Terra. Ele passa o dia arrumando o lixo do planeta. Mas por 700 anos, WALL-E desenvolveu uma personalidade e é mais do que um robô. Ao avistar Eve, uma sonda mecânica em missão a Terra, ele se apaixona e resolve segui-la por toda a galáxia. Esteve presente a comunidade local.

DSC_0044

DSC_0035

DSC_0031

No dia 07 (sexta) no clube municipal, foi realizada uma vasta programação dando início ás 8hrs até as 17hrs, A abertura das atividades se deu através da receptividade de convidados e visitantes.

????????????????????????????????????

????????????????????????????????????

Logo em seguida ocorreram às apresentações culturais com músicos do PROART, Exposições, Cetáceos da Costa Branca- PCCB que apresentaram alguns animais marítimos empalhados e falaram para todos os presentes sobre a Pesquisa e monitoramento de animais marinhos. Resgate e reabilitação de animais marinhos. Polo UAB – Universidade Aberta do Brasil, Projeto Serpentes do bem, Artesãs locais, Oficinas de brinquedos ecológicos, Representações da Flora e Fauna local, Gincana, Apresentação com Fantoches, Oficinas de sabão, Estiveram presentes Alunos, Professores, Diretores, Secretários Escolares, Coordenadores Pedagógicos, Monitores Escolares das escolas da rede pública e privadas do município.

????????????????????????????????????

????????????????????????????????????

????????????????????????????????????

A Semana do Meio Ambiente foi encerrada com palestras e oficinas no Assentamento de Santa Maria III, No dia 8(Sábado) no Projeto Prefeitura nas Comunidades.

????????????????????????????????????

DSC_0260

DSC_0325

DSC_0270

DSC_0186

DSC_0294

(Visited 33 times, 4 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.