sss-2
ferragens-pai-e-filhos
jm-variedades
redecon 2
Banner-Blog-Guamare-em-dia---1140x140px
Banner-Blog-Guamare-em-dia---1140x140px
Prefeitura de Guamaré recupera poço de água parado desde 2008 na comunidade de Lagoa de Baixo

Prefeitura de Guamaré recupera poço de água parado desde 2008 na comunidade de Lagoa de Baixo

A Prefeitura de Guamaré, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura, recuperou o poço que estava desativado, e substituiu à bomba submersa da comunidade rural de Lagoa de Baixo, que estava quebrada desde 2008.

Este poço de Lagoa de Baixo foi perfurado pela Petrobras no início dos anos 90, e doado à comunidade como estímulo aos agricultores através da agricultura familiar.

Atento aos anseios das famílias que residente no distrito, o prefeito Adriano Diógenes (MDB), respondeu prontamente o pedido dos moradores. Que solicitaram a recuperação do poço e uma bomba de captação d’água com maior capacidade para o abastecimento.

A Prefeitura de Guamaré, além de fazer a instalação da nova bomba, ainda substituiu toda tubulação, fez a outorga do poço junto aos Órgãos Estaduais, garantindo a participação do Programa Energia Verde da Cosern, que gera tarifas bem mais baratas ao homem do campo.

A outorga é feita junto ao IGARN – Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte. Sem ela, a Cosern não permite a instalação da tarifa verde, encarecendo muito o custo de produção dos agricultores.

Durante este período, o distrito vinha sendo abastecido por carros pipas, era uma sofrimento que não se media, mas isto é coisa do passado. Não foi uma simples troca de peça, mas foi colocado um equipamento novo, e com maior capacidade de bombeamento.

Uso como empréstimo as palavras de Seu Chico Panema, quando se trata do governo de Adriano Diógenes. “Onde existe uma vontade, existe um caminho.”. O trabalho de recuperação, e a instalação da nova bomba possibilita que o poço tenha água suficiente para atender a comunidade que cresceu muito nos últimos 12 anos.