sss-2
ferragens-pai-e-filhos
jm-variedades
redecon 2
Banner-Blog-Guamare-em-dia---1140x140px
Banner-Blog-Guamare-em-dia---1140x140px
Prefeitura de Guamaré reforça conscientização no período de reprodução do Caranguejo-uçá

Prefeitura de Guamaré reforça conscientização no período de reprodução do Caranguejo-uçá

A Prefeitura de Guamaré, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, colocou a equipe em campo para iniciar o período de conscientização pelo litoral do município, tendo como objetivo impedir a captura ilegal e a comercialização do Carangueijo-uçá, que está em período de reprodução.

Desde a primeira semana de janeiro que a secretaria de meio ambiente, trabalha em ações de orientação ostensiva para impedir a caça ao crustáceo.

A medida visa à proteção da espécie em seu período reprodutivo, conhecido como andada, que corresponde a fases da Lua cheia: de 14 a 19 de janeiro; de 29 a 03 de fevereiro; de 28 a 05 de março; e 29 a 03 de abril de 2020.

É durante a andada que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos. A proibição vai além da captura, valendo também para transporte, beneficiamento, industrialização e comercialização da espécie.

A secretária de meio ambiente, Silvone Almeida, explicou que tem sido feito um trabalho de conscientização junto a população sobre a proibição. “O trabalho de conscientização estão ocorrendo principalmente nos locais próximos aos mangues, onde os caranguejos são mais facilmente encontrados”. Comentou.