Secretária Marisa Rodrigues e vereador Edinor Albuquerque participaram de seminário promovido pelo MP.

Secretária Marisa Rodrigues e vereador Edinor Albuquerque participaram de seminário promovido pelo MP.

fotoencontro

A Secretária da SEMAS, Marisa Rodrigues, juntamente com o Vereador de Guamaré, Edinor Albuquerque, além da coordenadora da Proteção de Alta Complexidade, Karina Guimarães, representaram o município na última segunda feira, 23, no seminário promovido pelo Ministério Público Estadual, na Escola de Governo, no Centro Administrativo em Natal.

O seminário contou com a presença do Procurador-Geral de Justiça, Rinaldo Reis Lima, prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais, secretários de assistência social e Promotores de Justiça do MP Estadual, com atribuições na defesa da criança e do adolescente.

Na oportunidade, por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Infância, Juventude e Família (CAOPIJ), foi lançada a campanha “Abrace Vidas”, apresentada pela promotora Gerliana Silva.

“Abrace Vidas” é uma campanha do Ministério Público do Rio Grande do Norte,  que visa fomentar, juntos aos municípios do Estado, a implantação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora para crianças e adolescentes órfãos, abandonados ou afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva judicial.

A proposta do MP é preencher uma lacuna histórica existente no Estado de ausência de oferta de acolhimento de crianças e adolescentes em grave situação de risco. São crianças e adolescentes que precisam ser acolhidos provisoriamente enquanto órgãos de proteção buscam promover sua reintegração à família de origem ou encaminhá-los à adoção.

Com o “Abrace Vidas”, o Ministério Público Estadual pretende quadruplicar o número de municípios que oferecem serviços de acolhimento a crianças e adolescentes até o final de 2015, mobilizando a sociedade civil para participar das ações de defesa das crianças e adolescentes que mais precisam de amparo. Atualmente, apenas nove, dos 167 municípios do RN, possuem unidades de acolhimento institucional mantidas pelo próprio município ou por organização não governamental.

A Secretária Marisa Rodrigues, fez algumas intervenções como o registro dos serviços de alta complexidade ofertados no município de Guamaré, afirmando o interesse do município em também aderir ao Projeto Abrace Vidas, inclusive já assinado o termo de intenção autorizado pelo Prefeito Helio William.

Na foto a Promotora Gerliana Silva, Secretária de Natal Ilzamar Silva, Vice-Presidente do COEGEMAS, Francisco Touché, e a Secretária Marisa Rodrigues.

JM Variedades