Tailândia inicia operação de resgate de meninos presos em caverna

Tailândia inicia operação de resgate de meninos presos em caverna

O Globo – Autoridades tailandesas deram início neste domingo a uma perigosa operação de resgate de 12 meninos de uma equipe de futebol e seu técnico presos em uma caverna inundada da Tailândia há mais de duas semanas. Os trabalhos devem durar dois ou três dias, com o primeiro dos meninos saindo da caverna ainda na manhã deste domingo, no horário de Brasília.

– Hoje é o dia D. Os meninos estão preparados para enfrentar todos os desafios. O primeiro deve sair por volta das 21h (11h de Brasília) – declarou Narongsak Osottanakorn, governador da província de Chiang Rai e líder da célula de crise que está coordenando a operação de resgate, em uma entrevista coletiva.

A operação tem a participação de cinco integrantes das forças especiais da Marinha tailandesa e “13 especialistas de nível mundial, procedentes de países com experiência em espeleologia que seguem para o local onde estão os jovens”, segundo Ossottanakorn.

No momento, um mergulhador experiente precisa de 11 horas para fazer uma viagem de ida e volta até o local em que estão os meninos e o técnico: seis para ir e cinco para voltar, graças à ajuda da corrente.

– Sairão um por um. Isto vai durar dois ou três dias – afirmou Chalongchai Chaiyakorn, outro integrante da célula de crise.

O trajeto na caverna de Tham Luan tem vários quilômetros e inclui passagens estreitas e trechos sob a água. A morte de um ex-mergulhador da Marinha tailandesa na sexta-feira durante uma operação de abastecimento mostra o nível de perigo da travessia. Vários dos meninos, com idades entre 11 e 16 anos, não sabem nadar e nenhum deles já praticou mergulho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp