sss-2
ferragens-pai-e-filhos
jm-variedades
redecon 2
Banner-Blog-Guamare-em-dia---1140x140px
Banner-Blog-Guamare-em-dia---1140x140px
Tons de desabafos dos vereadores Damião, Gustavo e Edinor Albuquerque marcou a sessão na câmara.

Tons de desabafos dos vereadores Damião, Gustavo e Edinor Albuquerque marcou a sessão na câmara.

IMG_0266

Na manhã desta terça-feira (30), a Câmara Municipal de Guamaré, realizou mais uma sessão ordinária com apenas oito vereadores presentes. Estiveram na sessão, os vereadores Edinor Albuquerque, Lisete Negreiros, Gustavo Henrique, Diva Araújo, Josenildo Gomes, Miranda Junior, Eudes Miranda, Francisco Damião Rodrigues – presidente da casa.

IMG_0258

O vereador Edson do Carmo não compareceu, mas sua ausência à sessão foi justificada pelo o presidente. O chefe do legislativo abriu a sessão e determinou que fosse lida pela relatora, a ata da sessão anterior conforme determina o regimento interno.

IMG_0237

Apesar de não haver pauta na sessão, a fala do vereador Damião Rodrigues na tribuna, do vereador Gustavo e Edinor nas comunicações parlamentares, foram muito calorosas. O vice-presidente da câmara, vereador Eudes Miranda, assumiu a cadeira de presidente, para que o vereador Damião Rodrigues usa-se a tribuna da casa.

IMG_0269

IMG_0261

FALA NA TRIBUNA DA CASA – Escrito Vereador Francisco Damião (PTN).

IMG_0225

Usando a tribuna da casa, o vereador Francisco Damião Rodrigues, enviou os votos de solidariedade ao amigo Iran Ribeiro, mas conhecido como Iran da água, esposo de Jane Tibúrcio, falecida na ultima sexta-feira.

Damião disse que os vereadores foram eleitos democraticamente, ele jamais irá permitir que alguém que perdeu eleição, venha ferir os representantes do povo com acusações levianas, fato ocorrido durante a semana que o deixou muito indignado.

O vereador disse que leu através da mídia local acusações de um homem contra os vereadores da câmara, o fato deixo o presidente e os demais Edis chateados, pois os vereadores que o povo elegeu foram tachados como bandidos.

Disse ainda que nem mesmo quem é bandido gostar de ser chamado assim, imagine os vereadores eleitos pelo o povo. Damião disse que iria tomar todas as providências necessárias para que o acusador prove na justiça que os parlamentares são de fato bandidos como ele menciona.

O vereador Edinor pediu uma parte, ele disse que também estava protocolando representação contra o acusador. Parabenizou a atitude do presidente em ter tomada essa posição como chefe do poder legislativo.

Edinor disse ainda que a dor de cotovelo do acusador  tinha que ser revolvida na urna, se ele teve uma migalhas de votos nas eleições de 2012, quando se candidatou a vereador o problema era  dele e não daqueles que foram eleitos.

Diva Araújo pediu uma parte, ela disse que como pode senhor presidente, um homem como este acusar esta casa e tratar os vereadores como bandidos. Observando a matéria, constatei que ele acusa até o ex-prefeito Dedé Câmara, onde ele exerceu a função de chefe de gabinete e secretário de agricultura em seu governo. Um prefeito que tanto o ajudou ao longo de todo tempo, observe que ele acusa até aquele que lhe estendeu a mão um dia. Senhor presidente, o acusador vai ter que provar se nós representantes do povo Guamareense são bandidos como ele menciona na matéria na justiça.

Gustavo Santiago pediu uma parte, ele disse que se uma ou outra pessoa está insatisfeita com as ações da casa legislativo, que daqui a dois anos elegem outros representantes, mas as acusações feitas prejudicam o andamento dos trabalhos e o povo, eu senhor presidente tenho muito mais o que fazer do que dá ouvido a pessoas que não tem o que fazer, a não ser maquinar e fazer o mau. Queria que este cidadão lembrasse-se de mim o quanto eu me lembro dele, pois com certeza estas coisas não aconteceriam.

COMUNICAÇÃO PARLAMENTARES.

Vereador Gustavo Santiago (PROS)

IMG_0256

O vereador Gustavo usou o seu tempo para dá algumas alfinetadas no governo. Ele disse que na ultima sexta-feira (26) houve um acidente na comunidade de Baixa do Meio, especificamente na altura da Vila Pajé, as margens da BR 406.

O que o Edil quis expor, seria estabelecer um perímetro urbano, pois os veículos estão passando em frente à vila com mais de 100 km por hora, o único quebra-molas é de frente ao posto de gasolina. Os acidentes estão acontecendo com frequência naquela extremidade. O vereador pediu a ajuda dos demais em busca de soluções para resolver a redução de velocidade dos veículos neste trecho que está ocasionado muitos acidentes.

Gustavo falou sobre a morosidade do serviço público, as ações não andam por falta de compromisso de alguns servidores, o exemplo recente é o posto policial de Baixa do Meio. O prédio foi concluído, mas continua fechado por falta de mobilha. Este é apenas um exemplo, mas citou outros se referindo à morosidade.

Estamos senhores chegando a dois anos de mandato, e o povo não pode ser penalizado em esperar tanto tempo para que as ações venham acontecer. A morosidade se dá por falta de competência e compromisso. Só existo uma razão plausível de impedir que as ações se desenvolvam “falta de recursos”, e recursos na prefeitura de Guamaré não é o problema, o problema mesmo é a morosidade por parte de quem o prefeito confiou ou confia, porque recursos têm de sobra.

Disse ainda que as tartarugas que existia no governo, ele estava solicitando ao prefeito como representante do povo, que colocasse um bicho mais veloz, pois o povo não podia ficar esperando pela boa vontade de servidores sem compromisso.

Senhor presidente é triste saber que a guarda municipal tem uma academia comprada no valor de quase 100 mil, e está vendo a ferrugem tomando de conta por não ter uma local para instalar. O tempo está passando e nada ainda foi feito.

Gustavo disse como vereador e fiscal do povo, que ficou consternado em ler que há secretário se socorrendo a imprensa para ver se os processos de suas secretarias tem mais agilidade. O que posso concluir diante desta morosidade, é que essas pessoas nomeadas não são capazes de estar no lugar que estão. Essa situação da guarda municipal se arrasta deste o inicio da gestão.

Conclui dizendo… Desejo que o prefeito ajuste a tempo a sua equipe, antes que a situação fique insustentável.

Vereador Edinor Albuquerque (PMDB)

IMG_0242

Edinor admitiu que alguns serviços públicos havia  lentidão, mas as tartarugas que o vereador Gustavo se refere, já foram substituídas pelo o prefeito Hélio. Os trabalhos estão sendo acelerados, basta olhar no diário oficial do município.

O vereador disse que na comunidade de Baixa do Meio se transformou num canteiro de obras, quase em todas as ruas tem a marca do governo, é obra para todo lado, inclusive disse que a noite na comunidade mais parece dia com a iluminação publica toda reparada, um assunto muito questionado na ultima sessão pelo o Edil. Concluiu, afirmando que o distrito de Baixa do Meio a cada dia está se desenvolvendo, hoje é uma realidade e não podemos fugir disto.

Vereadora Lisete Negreiros (PMDB)

IMG_0286

A vereadora Lisete se solidarizou a perda de Jane Tibúrcio, uma jovem linda, alegre, cheia de vida, e pediu ao presidente que enviasse nota de pesar, em nome do poder legislativo a família de Jane pelo o seu falecimento.

Quanto à reportagem que fere os vereadores tachados como bandidos, Lisete disse que é preciso cautela, muita cautela com o que se publica, o homem que fez a acusação não pode brigar por uma cadeira que não foi dada a ele pelo o povo, temos que saber perder e ganhar neste vida.

Ninguém pode viver uma vida de fofocas, devemos lembrar que aqueles que fazem isto, não deve esquecer que a vitima tem família, tem uma historia e não pode ser ferida por um comentário leviano.

Depois das considerações parlamentares, o presidente da casa Francisco Damião Rodrigues (PTN) deu por encerrada mais uma sessão, marcando a próxima para dia 7 de Outubro de 2014, no horário regimental.