Vacinação da Influenza para população geral começa neste sábado

Vacinação da Influenza para população geral começa neste sábado

Seguindo recomendação do Ministério da Saúde (MS), através da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), a Secretaria Municipal de Mossoró inicia neste sábado (25) a vacinação para a população em geral contra a Influenza. O objetivo da mobilização é prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, impedir possível pressão sobre o sistema de saúde e óbitos.

Neste final de semana, a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte contará com três pontos de vacinação, tanto para a gripe como para a Covid-19. Os três pontos estarão abertos no sábado (25) e domingo (26).

Abrem as Unidades Básicas de Saúde Maria Soares, localizada ao lado da Unidade de Pronto Atendimento do Alto de São Manoel, e Chico Costa, vizinho à UPA do Santo Antônio, além do Partage Shopping Mossoró. Nas UBS’s o horário de funcionamento é das 8h às 16h, tanto no sábado como no domingo. Já no shopping será no sábado das 10h às 18h e no domingo das 11h às 18h.

A última atualização do setor de Imunizações do município mostra que foram vacinados até o momento 39.053 pessoas dos grupos prioritários. Deste total de imunizados, 5.503 são de crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade.

A estimativa da Secretaria de Saúde é que o público-alvo é composto por 106.188 pessoas, sendo 16.788 crianças na faixa etária de seis meses a menores de 5 anos.

GRUPOS PRIORITÁRIOS

Até esta sexta-feira (24) os pontos de vacinação atendiam exclusivamente pessoas que pertencem ao público-alvo da campanha, entre crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas e idosos.

Quem faz parte do público-alvo e ainda não se imunizou, também poderá se vacinar após a ampliação da campanha. Para tomar o imunizante da gripe, basta ir a qualquer posto de vacinação.

A campanha nacional de imunização contra a influenza começou no dia 4 de abril. O Rio Grande do Norte espera vacinar 1.275.043 pessoas pertencentes aos grupos prioritários para influenza.

DIA D

A Secretaria Estadual de Saúde comunicou que distribuirá 120 mil doses da vacina contra a Influenza e 100 mil doses dos imunizantes contra a Covid-19, para a realização do Dia D de vacinação em todo o território potiguar hoje (25). A medida é para que a população complete seu esquema vacinal contra o novo coronavírus.

“A Sesap reforça a importância da necessidade das doses de reforço. Por isso estaremos chamando a população através da ampliação dos horários no dia D e outras estratégias fundamentais como a vacinação nas escolas através do projeto Minha Escola Nota 10. Os óbitos que temos no estado são, em sua maioria, de pessoas que não reforçaram sua vacinação. Por isso é preciso que a população esteja protegida”, reflete a coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Lima.

DOSES APLICADAS

Monitoramento do RN Mais Vacina, portal que acompanha em tempo real a vacinação contra a Influenza em todo o território potiguar, mostra que o Rio Grande do Norte ultrapassou as 540 mil doses aplicadas contra a doença na atual campanha nacional de imunização contra a gripe.

Até o fechamento desta edição, o RN contabilizava o total de 541.786 pessoas vacinadas com a primeira, segunda ou única. Este número representava 70% do público-alvo da campanha, que está em 853.015 pessoas. Deste total, 506.364 são de dose única, 31.012 de 1ª dose e 4.410 de segundas dose.

A ferramenta apontava ainda que a quantidade de doses distribuídas chegava a 1.024.100 unidades para os 167 municípios potiguares.