sss-2
ferragens-pai-e-filhos
jm-variedades
redecon 2
banner site png-1
Vice-Prefeita faz leitura da mensagem anual em nome do Prefeito Hélio Willamy na Câmara Municipal

Vice-Prefeita faz leitura da mensagem anual em nome do Prefeito Hélio Willamy na Câmara Municipal

“Antes de ler a mensagem anual, a vice-Prefeita Iracema Morais, justificou a ausência do Chefe do Executivo, o Prefeito Hélio Willamy, na leitura por motivos de saúde”.

A Câmara Municipal de Guamaré realizou nesta terça-feira (20), sessão solene que abriu os trabalhos do ano de 2018, com a presença de inúmeras pessoas em sua galeria, além da presença dos vereadores, lideranças politicas e religiosas, sindicalistas, familiares, o presidente da Casa Legislativa, vereador Emilson de Borba Cunha (LULA), abriu a sessão muito otimista, agradecendo a presença de todos, e destacando a expectativa para mais um ano legislativo.

O presidente declarou aberto oficialmente os trabalhos da Casa, em seguida, a vice-Prefeita Iracema Morais, representando, Excelentíssimo Prefeito de Guamaré, Hélio Willamy, passou a ler a mensagem anual, antes, ela justificou a ausência do chefe do executivo na leitura por motivos de saúde, e em nome do prefeito, ela fez a abertura dos trabalhos do poder legislativo do ano de 2018, focando as ações realizadas pelo executivo durante o ano de 2017, e as metas a serem realizadas em 2018.

Eis na integra a mensagem anual, a saber:

Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Guamaré

Senhores Vereadores e Vereadoras

Excelentíssima Senhora Vice Prefeita

Secretários Municipais

Servidores Públicos

Meus Senhores e minhas Senhoras

Bom dia a todos!

Dirijo-me a esta Augusta Casa, no início dos seus trabalhos, agradecido a Deus por mais este momento, trazendo ao conhecimento de todos, os caminhos já percorridos, as realizações alcançadas e nossos objetivos para o futuro, pautados na vontade de fazer sempre o melhor a população da nossa  amada cidade Guamaré.

O ano que passou nos trouxe grandes desafios. Principalmente, no tocante as  dificuldades erguidas pela grave crise econômica e política que assolou todo o país e, em Guamaré não foi diferente. Além dessa crise, o município sofreu com atrasos nos repasses constitucionais, principalmente, do ICMS. Mas, COM MUITO TRABALHO CONSEGUIMOS CAMINHAR RUMO AO FUTURO, COM PASSOS FIRMES E CONSTANTES.

Em 2017, diferentemente do que ocorreu na grande maioria dos municípios potiguares,  inclusive, no Governo do Estado, priorizamos o pagamento dos salários dos servidores públicos, sejam eles efetivos, contratados ou terceirizados, receberam “EM DIA”, desse modo, além de fornecer a estabilidade que as famílias precisavam, fomentamos o comércio, possibilitando a manutenção dos empregos da área privada da nossa cidade. Isso só foi possível, devido à redução de despesas e o redimensionamento de investimentos, para isso muitos contribuíram, dentre estes, os próprios servidores e essa  Casa Legislativa.

Neste ano continuaremos a fazer o “DEVER DE CASA”, a fim de possibilitar o PAGAMENTO DOS SALÁRIOS “EM DIA”, nesta data, já pagamos os salários de janeiro, que foram quitados no dia 25 de janeiro e, a previsão é que no próximo dia 26, seja disponibilizado os vencimentos do mês de fevereiro, ou seja, o pagamento é feito de forma antecipada, permitindo que nossos servidores públicos possam planejar suas vidas e, desenvolvam suas atividades com zelo e satisfação, beneficiando, toda a população que necessita dos serviços públicos, além, de garantir o fomento do comércio local, mantendo o emprego de muitos.

Minhas senhoras, meus senhores,

No que se refere ao TURISMO estamos buscando um futuro que permita a manutenção de toda infraestrutura disponibilizada pelo Município à população, faz-se necessário construir alternativas de arrecadação que diminuam a influência e dependência dos recursos, oriundos das transferências constitucionais e legais, principalmente, devido à oscilação ocasionada pela gestão unilateral da União e dos impactos gerados pelo mercado externo. Devido a essa necessidade, resolvemos investir de forma mais contundente na indústria do Turismo, a fim de inserir nossa bela Guamaré nos roteiros nacionais e internacionais, assim, trazendo mais desenvolvimento e, estimulando toda a cadeia produtiva de nossa cidade, além de gerar mais empregos diretos e indiretos. Foi com esse objetivo que em 2017 buscamos a promoção da nossa Guamaré em diversas feiras de turismo nacionais e internacionais. Alinhada a divulgação da nossa cidade nessas feiras de turismo, incrementamos e efetivamos o calendário de eventos, para atrair um número maior de turistas.

Os eventos desenvolvidos visando o estímulo do Turismo, também, disponibilizam a população da nossa Cidade, mais uma alternativa de cultura, laser e diversão. Destacamos a realização do “ORLA DE FÉRIAS”, evento que envolve a atuação direta das Secretarias de Turismo e Esporte, integrando atividades esportivas, com o Turismo. Na mesma linha, realizamos a Primeira EXPEDIÇÃO GAMBOAS DE GUAMARÉ, evento voltado a remadores profissionais que contou com a participação de 60 atletas de Stand UP, gerando mídia e divulgação espontânea para o município, além de incrementar a economia local.

Outras ações importantes foram: a manutenção da participação do Município no CONSELHO DO PÓLO COSTA BRANCA, desse modo, garantido a habilitação do Município, junto ao Ministério do Turismo, para o recebimento de recursos, oriundos da União; a divulgação das potencialidades da nossa Guamaré, por meio de matérias transmitidas no Programa Domingo Espetacular da TV Record, com alcance Nacional e para mais de 150 países e na Revista Viagens pelo Mundo da Editora Abril.

Além disso, com o calendário regular de eventos, buscamos promover o nosso Município, por meio de participações em feiras voltadas ao Turismo em seus diversos seguimentos, assim, em parceria com o Governo do Estado, estivemos presentes no estande do Rio Grande do Norte durante os dias de evento, divulgando as potencialidades da nossa Cidade, através da distribuição de kits promocionais. Este trabalho foi realizado entre agentes de viagem que vendem o destino do RN no Brasil e no Exterior, gerando assim uma difusão, com objetivo de atrair mais turistas e, também, investidores desse segmento para Guamaré.

Este ano já promovemos o projeto “ORLA DE FÉRIAS” e o CARNAVAL. Sucesso consolidados! Manteremos a realização dos eventos integrantes do nosso calendário e, continuaremos a difundir as potencialidades turísticas do nosso Município em feiras nacionais e internacionais, com objetivo de incrementar cada vez mais o número de turistas que visitam nossa cidade. Visando acelerar esse processo de prospecção turística, organizaremos este ano a FAMTOUR/PRESS TRIP, evento realizado para Agentes de Turismo e Jornalistas especializados e um Evento de Negócios, com objetivo de receber agentes de viagem e jornalistas portugueses da Operadora Abreu e Mercado Argentino, ambos visando incluir nossa cidade nos roteiros turísticos vendidos pelas operadoras e agências de turismo.

Portanto, continuaremos investindo no Turismo como ferramenta de transformação econômica e social, a fim de beneficiar toda à população.

Já na EDUCAÇÃO, entendemos que é a propulsora das transformações sociais, somente, através da Educação construiremos um país melhor. Nossas crianças e jovens possuem um papel essencial nesse caminho, pois são os agentes do futuro.

Assim, os trabalhos desenvolvidos pela nossa Gestão, nesta área, são manejados em consonância, com a melhoria da qualidade da educação das escolas municipais, através da redução dos índices de evasão e reprovação, integração da família com a escola, e formação continuada para docentes.

Em 2017 destacamos a realização do PROJETO LEITURA NA PRAÇA que visa envolver a família e a comunidade local no processo de letramento, proporcionar ao público infantil, o incentivo para a prática do hábito da leitura e de ouvir histórias que proporcionem envolvimento e prazer, bem como, desperte a imaginação, como também ampliar a interação entre as escolas que ofertam Educação Infantil. Evidenciamos, ainda, o DIA “D” DA EDUCAÇÃO INFANTIL, projeto que visa garantir os direitos das crianças nessa faixa etária e chamar a atenção da sociedade através de uma caminhada sobre a importância da educação nessa etapa da vida.

Além disso, promovemos o primeiro evento municipal de FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, que estão inseridos no Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, com objetivo de permitir uma visão mais crítica sobre suas próprias práticas pedagógicas e, consequentemente, buscar diferentes formas de conduzir o trabalho, desse modo, favorecendo o desenvolvimento das crianças no tocante a leitura e escrita.

Iniciamos 2018, realizando o ENCONTRO PEDAGÓGICO, com objetivo de proporcionar aos atores educacionais uma reflexão do compromisso e da responsabilidade no desenvolvimento das ações na área de educação.

Priorizaremos este ano, o processo de formação continuada dos professores; Reforma e ampliação das instituições de Ensino, já iniciada pelo Centro de Educação Infantil Olindina Vieira da Câmara Olegário. Igualmente, manteremos os investimentos na valorização dos educadores, com o pagamento do piso nacional; no transporte de alunos e na merenda escolar.

Senhoras vereadoras, senhores vereadores,

Na área da ASSISTÊNCIA SOCIAL nosso Município tem sido destaque no cenário Estadual e Nacional, devido nossa priorização, edificada pelo investimento maciço na Política Municipal de Assistência Social, em 2017 foram aplicados mais de R$ 11 milhões e atendidas 3.918 famílias, por meio dos serviços, programas, projetos e benefícios voltados à efetivação dos direitos das crianças, adolescentes, mulheres, pessoas com deficiência, idosos e suas famílias.

Vejamos como foram e serão aplicados os recursos disponibilizados, para atender a população mais carente de nossa cidade:

Os Centros de Referência da Assistência Social – CRAS do Centro e de Baixa do Meio, que obtiveram um índice (IDCRAS) de 100% de qualidade de gestão, atenderam/acompanharam em 2017 a 3.669 pessoas/famílias;

O Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS atendeu/ acompanhou em 2017 a 52 famílias com direitos violados e atendeu a 1370 pessoas em atividades coletivas;

Os Núcleos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Centro e Baixa do Meio, atenderam 528 pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos, idosos e pessoas com deficiência e participaram de atividades coletivas/comunitárias 2.877 pessoas;

Implantação dos Programas de Atendimento a 1ª Infância (PAPI e CRIANÇA FELIZ) que atenderam/acompanharam entre gestantes e crianças de até 03 anos a 412 pessoas;

Funcionamento da Unidade de Acolhimento Institucional e do Serviço de Família Acolhedora que atenderam com proteção integral a 18 usuários no ano;

O Núcleo de Assistência à População – NAJUP atendeu 207 pessoas, garantindo o pleno exercício dos direitos sociais e fundamentais;

Efetivação dos direitos das famílias pobres, contemplando todas as famílias em extrema pobreza com o Programa Bolsa família (2.070 famílias – 62% da população), com o Benefício do Renda Cidadã (2.214), com o Auxílio Moradia (297), Benefício de Prestação Continuada (276), Restaurante Popular (980 – média diária), Outros Benefícios Eventuais (285) e entrega de novas moradias a população de Guamaré, sendo 174 unidades habitacionais em Baixo do Meio, 183 em Salina Cruz. O setor do Cadastro Único atendeu em 2017 a 4.206 pessoas, além de identificar e excluir dos benefícios 303 famílias que recebiam indevidamente benefícios assistenciais.

Este ano, buscaremos incansavelmente a excelência no atendimento das pessoas carentes do nosso município, procurando uma solução que promova o crescimento pessoal e profissional desses indivíduos, priorizando a Primeira Infância, os adolescentes, as pessoas com deficiência, os idosos, os grupos minoritários, a geração de emprego e renda e, principalmente, todas as famílias em situação de extrema pobreza, garantido o sustento digno de seus membros, a proteção social, a convivência familiar e comunitária e a defesa dos seus direitos.

Pretendemos, ainda, realizar todas as ações para a nova obtenção da certificação do Selo Unicef e Implantar a infraestrutura nos conjuntos habitacionais entregues.

Meu querido povo,

A vida é o bem mais precioso que possuímos, dessa forma, juntamente as áreas já relacionadas anteriormente, priorizamos os investimentos na área da SAÚDE, assim, transformando Guamaré em referência, para todo o Estado, desse modo, ganhando reconhecimento nacional, devido aos excelentes indicadores de saúde.

Visando a expansão do atendimento à população do nosso Município, privilegiamos o investimento na atenção básica, através da Estratégia Saúde da Família, atualmente, dispomos de 08 (oito) equipes, além de 43 (quarenta e três) Agentes Comunitários de Saúde, distribuídos nas várias regiões do Município, onde são atendidos diariamente mais de 800 usuários.

Com objetivo de contribuir, para os atendimentos das equipes, disponibilizamos recursos, para consolidar o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica ofertando aos usuários do sistema municipal de saúde os serviços de Fisioterapia, Nutrição, Serviço Social, Psicologia e Fonoaudiologia.

Do mesmo modo, implantamos o Programa de Saúde Bucal que visa desenvolver ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal, buscando, diuturnamente, a ampliação do acesso ao tratamento odontológico, atualmente, cobrimos 100% do nosso Município, com 11 consultórios odontológicos distribuídos por todas as regiões, onde, mensalmente, 600 usuários são atendidos, dos quais, 75% devem concluir seu tratamento no intervalo de 30 dias abrindo vaga para novos pacientes.

Outro importante Programa é o de Saúde na Escola – PSE que por meio da integração entre as redes públicas de saúde e educação, visa atender todos os alunos matriculados nas redes municipal e estadual de ensino, compreendendo aproximadamente 6.000 alunos, disponibilizando avaliações visual, auditiva, nutricional, psicológica, odontológica e atendimentos médicos e de enfermagem. Desse modo, contribuindo para a aprendizagem das nossas crianças e adolescentes.

Na média complexidade, destacamos os atendimentos ofertados pelos Ambulatórios Médicos Especializados do nosso município, que disponibilizam mais de quinze especialidades médicas e de apoio diagnóstico, incluindo, serviço de diagnóstico por imagem; serviço de análises clínicas; endoscopias e pequenas cirurgias, com ou sem anestesia. Diariamente, CENTENAS DE PACIENTES são atendidos.

Ainda na média complexidade ambulatorial, o nosso Centro Especializado em Reabilitação atende pessoas com deficiência que necessitam de reabilitação, com o objetivo de desenvolver seu potencial físico e psicossocial. O desenvolvimento deste projeto foi reconhecido pelo Ministério da Saúde elevando o nosso Centro Especializado para o Tipo II.

Na média complexidade odontológica, os serviços ofertados no Centro de Especialidades Odontológicas – CEO complementam o trabalho realizado pela rede de atenção básica, através das equipes de saúde bucal inseridas na Estratégia Saúde da Família.

Já na médica complexidade hospitalar, se destaca os serviços prestados pelo Hospital Manoel Lucas de Miranda e pela UPA Francisca Maria da Conceição em Baixa do Meio, com ênfase nas atividades desenvolvidas na clínica cirúrgica, que disponibiliza para nossa população mais de 11 especialidades, com destaque para as cirurgias ortopédicas por vídeo-artroscopia, fazendo do nossa Guamaré a única cidade do Estado a realizar esse procedimento. Atualmente, Guamaré tem se destacado como maior polo de cirurgia eletiva do Estado do Rio Grande do Norte, onde já foram realizadas mais de 2.000 procedimentos, sem nenhum caso de complicação e/ou infecção hospitalar, desse modo, comprovando a excelência nos serviços prestados pelos nossos profissionais e, da primorosa estrutura de nossas unidades hospitalares.

E não para por aí, no suporte profilático terapêutico nosso município se destaca por possuir o maior número de medicamentos padronizados do Estado do Rio Grande do Norte, disponibilizados gratuitamente à população, com mais de 150 apresentações.

Durante o ano de 2017, vários outros investimentos foram realizados na área da saúde, com destaque para reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde de Lagoa Seca; aquisição de oito veículos para Estratégia Saúde da Família e a aquisição de um ônibus customizado que funcionará como Unidade Básica de Saúde Móvel, totalmente equipado para prestar todos os serviços oferecidos nas UBS convencionais.

Neste ano, temos como objetivo manter o alto padrão dos nossos serviços de saúde, através de investimentos constantes, incrementando as atividades desenvolvidas, por meio da inclusão de novas especialidades médicas, desse modo, aumentando o alcance de nossos serviços.

Minhas senhoras, meus senhores,

Concebemos o ESPORTE como ferramenta de transformação social, parceiro importante no desenvolvimento educacional das nossas crianças, jovens e adultos. Através do ESPORTE conseguimos evitar o acesso de nossas crianças as drogas (mazela esta, que destrói o futuro e as famílias) possibilitando uma vida saudável.

Nesse sentido, estimulamos e desenvolvemos cinco projetos: BEM ESTAR, VIDA SAUDÁVEL, GOL DE LETRA, LIVRO NA MÃO BOLA NO PÉ, FORMANDO CAMPEÕES. Estes projetos permitem que crianças, adolescentes, adultos e idosos tenham acesso ao esporte.

São ofertadas 4 (quatro) modalidades esportivas: FUTEBOL DE CAMPO E SALÃO; JIU JITSU, TAEKWONDO e MUAY TAE; TREINAMENTO FUNCIONAL e GINÁSTICA PARA MULHERES, ADULTOS E IDOSOS.

Além de possibilitar o desenvolvimento físico, esses Projetos, objetivam a interação, com as atividades escolares, fortalecendo os lanços entre a educação e o esporte, como formas de transformação social. Igualmente, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos os participantes. Porém, compreendo, como PAI e GESTOR, que a maior contribuição do ESPORTE é o poder que essa atividade possui de diminuir a exposição das nossas crianças e jovens aos riscos sociais (drogas, criminalidade e trabalho infantil).

Esses Projetos abarcam crianças e adolescentes, com idades entre 04 e 17 anos; Adultos e Idosos, com idades entre 18 a 95 anos. O PROJETO “BEM ESTAR” foi concebido para atender as mulheres, disponibilizando, além, da atividade física, um espaço exclusivo, permitindo a liberdade de interação entre as mulheres. Tanto o Centro de nossa cidade, quanto Baixa do Meio possuem espaços que desenvolvem esse Projeto, atualmente, atendem juntos, cerca de 406 mulheres na faixa etária de 14 a 60 anos. Nosso objetivo, para 2018 é ampliar e modernizar os espaços atuais e, levar para outras comunidades esse belo Projeto.

O PROJETO “GOL DE LETRA” tem como objetivo, a inserção de crianças e adolescentes de ambos os sexos na prática do futebol de salão, com exercícios e técnicas apropriadas que além da parte física, busca ensinar a disciplina. Da mesma forma, permiti que ocorra a inclusão social, a fim de transforma dificuldades em oportunidades.

O PROJETO “LIVRO NA MÃO BOLA NO PÉ” visa integrar o futebol praticado nas escolas e o futebol de formação específica e metodológica, para detectar, desenvolver e projetar jovens jogadores, criando uma harmonia entre a escola e o esporte.

Nosso objetivo para 2018 é aumentar o número de espaços, para prática esportiva, incluindo novas modalidades, a fim de atender o número maior de crianças e jovens, desse modo, diminuindo o risco social e, principalmente, fomentando o sentimento de esperança.

Diante de tudo que foi dito, foi possível destacar parte do trabalho desenvolvido nesse ano que passou e, um pouco do quê pretendemos fazer em 2018, porém, distribuídos nas outras pastas de governo, possuímos ações concretizadas e outras que serão edificadas. Podendo-se destacar:

a implantação da Infraestrutura dos Conjuntos Habitacionais ora executados – pavimentação, calçadas e muros das residências, assim como a rede de abastecimento de água. Afirmo o meu compromisso que amanhã será publicado o certame.

O início, ainda esta semana, dos Testes Eletromecânicos da ETE (Estação de Tratamentos de Esgotos do tipo circuito fechado). E na próxima semana, será  iniciado os Testes Operacionais.

Sabemos que muito fizemos em 2017. Como também reconhecemos  que ha muito a realizar para  2018. Dessa forma, nos mantemos  firmes e fortes para continuarmos o planejamento, buscando – incessantemente e diuturnamente – o avanço para nossa cidade, para nosso povo.

Quero neste momento deixar registrado aqui,  os nossos agradecimentos a Deus, pela oportunidade de estarmos mais uma vez,  JUNTOS e disponíveis para uma sociedade  nesta luta incansável, que é SERVIR.

Inspirado na frase de um autor desconhecido, dedico a minha admiração pela tal quando diz:

Quando se serve a Deus, ajudar ao próximo não é um fardo.

É uma honra!

Portanto, certo de que posso contar com o empenho da equipe de governo comprometida com a gestão pública, quero agradecer a cada um pela dedicação na busca por uma cidade cada vez mais próspera. E  de igual modo, agradecer a esta casa reafirmando o meu desejo de manter um relacionamento respeitoso entre executivo e legislativo para continuarmos fazendo de GUAMARÉ, UMA CIDADE CADA VEZ MELHOR.

Gostaria também de fazer um agradecimento ESPECIAL a todo povo de Guamaré e toda a minha família.

Tenham todos, 

Um  lindo e abençoado dia.

Muito obrigado!

GMR Telecom